“Inaugurado no dia 21 de Janeiro de 2012, o Centro Escolar de São Francisco, que é o maior investimento alguma vez realizado pela Câmara Municipal de Alcochete no Concelho, que traduz a concretização de uma prioridade há muito definida pelo Executivo Municipal no âmbito da requalificação do parque escolar e garantia de elevados padrões de qualidade na oferta educativa no Concelho. Autarcas, directores e representantes das escolas do concelho, presidentes e representantes das Associações de Pais, alunos e encarregados de educação, e a população em geral marcaram presença neste dia importante para a freguesia e para o Concelho.
Apesar de algumas vicissitudes e sobressaltos, inauguramos o Centro Escolar de São Francisco, um investimento correspondente a cerca de quatro milhões de euros, ou seja, o equivalente a um ano e meio de transferências financeiras do Orçamento de Estado para o Município”, referiu o Presidente da Câmara.
Quando iniciámos o nosso mandato, assumimos o compromisso de que a Educação, enquanto vector estratégico de desenvolvimento do País, deveria ser por nós valorizada e ser-lhe conferida uma prioridade no quadro da nossa intervenção, com o desígnio de valorizar o Sistema Local de Conhecimento e a sua inserção regional”, sublinhou Luís Miguel Franco, que acrescentou: “decidimos desenvolver políticas educativas municipais que conferissem ao concelho de Alcochete os instrumentos necessários ao nosso desenvolvimento.
Neste sentido foi elaborado um Plano Estratégico para a Educação, consubstanciado na Carta Educativa do Município de Alcochete, concluída em Maio de 2007, e que traduz um trabalho exaustivo de diagnóstico realizado em parceria com a Comunidade Educativa.
O Autarca enumerou ainda um conjunto de acções, desenvolvidas em simultâneo com a elaboração deste instrumento de planeamento, nomeadamente, a celebração de protocolos com o Agrupamento de Escolas, Escola Secundária de Alcochete e outros Estabelecimentos de Ensino, a implementação do Conselho Municipal de Educação, considerado um “fórum” de planeamento, concertação e diálogo entre os parceiros e comunidade em geral, a elaboração dos Planos de Prevenção e segurança nas escolas e o desenvolvimento de acções e projectos de sensibilização sobre Protecção Civil e formação em Primeiros Socorros junto da Comunidade Educativa, alargamento do Apoio Social, Requalificação das Escolas Básicas e Jardins-de-infância, através da modernização das instalações, dotando-as de equipamentos e material escolar, e apoio de projectos educativos e pedagógicos.
A Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo manifestou grande contentamento pela concretização deste equipamento escolar no concelho de Alcochete: A construção de equipamentos educativos (no âmbito do financiamento regional associado ao QREN) foi de facto uma aposta fortíssima, (…) nós estamos a financiar 53 equipamentos educativos, na Área Metropolitana de Lisboa, dos quais 26 estão concentrados na Península de Setúbal, que embora tenha cerca de um terço apenas da população da Área Metropolitana de Lisboa, tem muitas carências a este nível”. A arquitecta Teresa Almeida acrescentou ainda que: “É possível com estes instrumentos financeiros fazer a regulação de assimetrias existentes, pois nós queremos que a região seja equilibrada e que não esteja mais forte na margem norte em relação à margem sul.
Durante a sua intervenção o Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco exteriorizou a alegria sentida no momento de inauguração do Centro Escolar na sua freguesia: “Esta é uma obra muito bonita que vai beneficiar a freguesia de São Francisco mas também vai abranger a população do Concelho”.
“Esta é uma obra muito grande, realizada com muito sacrifício e queria dar os parabéns ao Presidente da Câmara, que foi das poucas pessoas desde o início desta obra acreditou sempre que este equipamento poderia ser uma realidade”, acrescentou António Soares.
A Directora do Agrupamento de Escolas El-Rei D. Manuel I enfatizou a importância do Centro Escolar de São Francisco e para os benefícios que traz para a comunidade escolar: “Este Centro Escolar em São Francisco é particularmente importante, porque o Jardim-de-Infância tinha apenas duas salas provisórias e a escola básica apenas quatro salas de aula. Em relação ao primeiro ciclo (no Concelho) muitos meninos estão em regime duplo, o que não é o melhor para a aprendizagem, nem para se conseguirem bons resultados escolares, que é o que todos nós almejamos, (…) e este espaço tem efectivamente óptimas condições”.
Augusta Alves endereçou os parabéns ao Executivo Municipal pela concretização deste equipamento educativo porque o conseguiu fazer “num tempo de crise e de alguma apatia nacional em que nada se faz, em que não podemos por causa da crise, e com um esforço e com um empenho certamente muito grande”.
Após o descerramento da placa de inauguração seguiu-se uma visita ao Centro Escolar orientada pelo Vereador da Educação, Paulo Alves Machado, que explicou a todos os presentes as valências do equipamento.
Constituído por um Jardim-de-infância e por uma Escola Básica, o Centro Escolar de São Francisco beneficiou de um financiamento de €253,000,00 na construção do Núcleo do Pré-escolar, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede do Pré-escolar, que integrou também a elaboração de projectos de execução, a aquisição de equipamento informático, material didáctico e mobiliário, sendo que a construção do Núcleo do Ensino Básico foi co-financiada em €755.457,03 pelo PORLisboa, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, incluindo também a aquisição de equipamento informático, material didáctico e mobiliário.
O Centro Escolar de São Francisco, que já está em funcionamento, tem capacidade para 300 crianças e integra quatro salas para o Ensino Pré-Escolar, oito salas de aula para o ensino Básico, um refeitório, um ginásio/sala polivalente, uma sala de recursos, que integrará uma biblioteca e sala de informática e instalações de apoio.”
Fonte: Câmara Municipal de Alcochete